No passado dia 12 de setembro celebrou-se o Dia Europeu de Ação na Enxaqueca e, para assinalar esta data, a MiGRA Portugal realizou a campanha Acorda para a Enxaqueca!, no Largo Alfredo Dinis, em Almada. 

O mote para esta campanha foi “O que faz uma cama no meio da rua?” e teve como principal objetivo sensibilizar a sociedade para o impacto da Enxaqueca na vida dos doentes – tanto a nível pessoal, como familiar, social ou laboral – demonstrando os sintomas acompanhantes da doença, que vão muito para além da dor de cabeça. Desta forma, pudemos mostrar a realidade de quem acorda com uma crise de Enxaqueca e do seu impacto no dia-a-dia. 

No local era possível ver representada uma pessoa com Enxaqueca, que acorda com uma crise – ficando às voltas na cama, tomando a sua medicação e recorrendo a diversas estratégias para tentar gerir a dor e outros sintomas ao longo do seu dia. Foram ainda colocadas algumas mensagens e factos acerca do impacto da Enxaqueca na vida de quem com ela sofre.

Durante a iniciativa, a MiGRA Portugal teve a oportunidade de distribuir materiais informativos, esclarecer dúvidas e sensibilizar para a Enxaqueca todas as pessoas que iam passando no local. Foi ainda realizado um Vox Pop, durante o qual abordámos diretamente as pessoas, a fim de conhecer a sua perceção sobre a Enxaqueca, dando a conhecer alguns facto sobre a sua prevalência, impacto e sintomas em simultâneo. Salvo raras exceções, as pessoas que fomos conhecendo ao longo do dia ou tinham Enxaqueca ou conheciam alguém próximo que vivia com a doença – o que está bem próximo da realidade. DESCARREGA AQUI o álbum de fotografias deste dia.

Durante o mês de setembro está também a decorrer uma campanha digital, na qual temos partilhado e iremos continuar a partilhar vários conteúdos de sensibilização para o impacto da Enxaqueca nos diferentes contextos da vida de quem com ela vive. 

A MiGRA Portugal agradece a todos os parceiros que tornaram possível esta iniciativa!