No passado dia 15 de março, a MiGRA Portugal, em conjunto com a Sociedade Portuguesa de Cefaleias, levou a debate a Enxaqueca e outras Cefaleias, numa audiência com a Comissão Parlamentar de Saúde.

Nesta audiência, apresentámos o impacto económico e social da enxaqueca e de outras cefaleias, as dificuldades e necessidades no acesso aos cuidados de saúde nesta área, bem como 3 Recomendações, definidas pela MiGRA Portugal como prioridades, a implementar pelo Governo a curto-médio prazo:

  1. Criação de um Programa Nacional para as Cefaleias;
  2. Consciencialização das empresas e inclusão da Enxaqueca e Cefaleias no âmbito da Medicina do Trabalho;
  3. Inclusão da Enxaqueca e Cefaleias no Plano de Ação para a Literacia em Saúde.

Estas propostas têm o objetivo de assegurar que o doente com Enxaqueca e outras Cefaleias tenha acesso aos cuidados e ao tratamento que precisa, garantindo uma melhor qualidade de vida e menor impacto na sua vida familiar e social.

A cada deputado, foi entregue um documento com as Recomendações da MiGRA Portugal e da Sociedade Portuguesa de Cefaleias – Melhorar o Acesso aos Cuidados de Saúde na Enxaqueca e Cefaleias é uma prioridade, que podes consultar AQUI. Podes também consultar AQUI, a apresentação que utilizámos, para expor os assuntos levados a debate.

Caso não tenhas tido a oportunidade de nos acompanhar em direto, podes assistir AQUI à gravação da audiência no Canal Parlamento (ARTV).

Este foi um dia muito importante para todos os que vivem com Enxaqueca e outras Cefaleias, pelos quais a MiGRA Portugal não deixa de lutar. Uma oportunidade de sermos ouvidos. O primeiro passo para a mudança.

Contamos contigo para continuares a acompanhar o nosso trabalho!