Cerca de 90% das pessoas começam a sentir enxaqueca antes dos 40 anos, sendo raro manifestarem-se mais tarde na vida. Normalmente, por volta dos 50 anos, as crises tornam-se menos graves e menos frequentes, podendo mesmo desaparecer. Nas mulheres, isso deve-se, em grande parte, à menopausa.

De facto, sabe-se que a menopausa, período em que há um declínio da fertilidade, representa um alívio e mesmo um fim da enxaqueca para muitas mulheres. Contudo, também é conhecido que as mudanças hormonais que antecedem esse período podem acentuar as crises, até que melhorem. Isto acontece porque as hormonas femininas e a enxaqueca estão intimamente relacionadas, o que explica o facto de o sexo feminino ter três vezes mais possibilidades de ter esta patologia do que os homens.

A íntima relação enxaqueca-hormonas

Há muito que se reconhece a estreita relação entre as hormonas sexuais femininas e a enxaqueca, sabendo-se que algumas mulheres são mais sensíveis às flutuações do ciclo menstrual. Segundo a The Migraine Trust, cerca de 50% das mulheres com enxaqueca dizem mesmo que o seu ciclo menstrual está diretamente relacionado com o aparecimento de crises de enxaqueca.
É sabido que uma diminuição dos estrogénios – hormonas sexuais femininas produzidas pelos ovários, implicadas na regulação da menstruação e na reprodução – pode desencadear o surgimento de enxaqueca. Além disso, a libertação de prostaglandina – um ácido gordo natural que se comporta de uma forma semelhante a uma hormona – também pode ser um gatilho.
É precisamente por essa razão, que as mulheres que sofrem de enxaqueca costumam ter crises antes do período menstrual, quando os níveis de estrogénios estão baixos. Já durante a gravidez, por exemplo, como esses níveis aumentam, permitem a muitas mulheres uma redução das suas crises.
À medida que a menopausa se aproxima, é frequente os níveis hormonais subirem e descerem e os períodos menstruais ficarem mais irregulares. Por isso, se as sua enxaqueca costumam estar relacionadas com o seu ciclo menstrual, saiba que estas podem tornar-se tão imprevisíveis quanto a sua menstruação.
É frequente neste período que antecede a menopausa – designado como perimenopausa – que algumas mulheres experimentem pela primeira vez uma crise de enxaqueca ou que, nas que já sofriam de enxaqueca, as suas crises se tornem mais intensas.

O início da menopausa

A partir dos 40 anos, a mulher torna-se menos fértil e os seus períodos menstruais podem tornar-se irregulares. A menopausa marca o momento em que a menstruação deixa mesmo de aparecer. Contudo, este é um processo que pode durar vários anos, sendo que a idade média para a menopausa é entre os 51 e 52 anos.
Nos poucos estudos realizados, é sugerido que a menopausa melhora a enxaqueca da maioria das mulheres.
Por outro lado, os sintomas relacionados com a menopausa, como afrontamentos e suores noturnos, podem provocar distúrbios do sono, aumentando os níveis de stress, e, como tal, aumentar a probabilidade do surgimento da enxaqueca.
No entanto, é importante salientar que a enxaqueca cíclica pode ocorrer por outras razões que não hormonais.